MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JULIANA WALLOR DE ANDRADE

UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó - SC

Dissertação

Título
ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Nos dias atuais, a robótica educacional vem assegurando-se como uma ferramenta de aprendizagem amplamente útil, apesar de ainda emergente no Brasil. Dessa forma, o presente trabalho pretende ampliar e incentivar o uso da metodologia LEGO® nas atividades práticas das escolas públicas da rede estadual, utilizando robótica educacional, especialmente nas aulas de Matemática e Física, no Ensino Médio bem como nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental. Quando inserida em sala de aula, conjuntamente com os conteúdos abordados, a robótica educacional exerce o papel de facilitadora ao professor, em função de suas contribuições no auxílio à aprendizagem dos alunos. Deste modo, este trabalho apresenta uma proposta de atividades de robótica educacional, para professores da Educação Básica, a fim de que eles possam aplicá-la sem sala de aula utilizando os materiais disponíveis na escola onde atuam. Consequentemente apresenta-se um aporte para aprofundamento do currículo escolar e a importância que o planejamento e a metodologia podem oferecer quando do desenvolvimento de projetos relacionados aos mais diversos temas, de acordo com a necessidade e o contexto de cada comunidade escolar. Nesse processo, faz-se relevante o ensino através dos temas transversais, uma vez que estes abordam questões cotidianas do indivíduo. Nesse sentido, o trabalho aponta a possibilidade da implantação da robótica educacional no currículo escolar, utilizando-se das ferramentas que a escola possui, como por exemplo os kit’s LEGO, a Linguagem Super Logo de programação, bem como outros dispositivos. Por meio da investigação e análise dos materiais disponíveis nas escolas, pode-se planejar a capacitação dos profissionais da área da Matemática, como também de outras áreas do conhecimento, para que em suas aulas possam aproveitar esse rico material e estimular a comunidade escolar como um todo a refletir sobre situações ocorridas cotidianamente através de aulas práticas, possibilitando-os ao contato com novas tecnologias e novas metodologias de ensino. Como alternativa para um aprendizado mais eficaz, visa-se um aprimoramento do ensino e estímulo da aprendizagem matemática através destes recursos, a fim de despertar nos alunos o interesse e o gosto pela disciplina, na tentativa de construção dos conceitos matemáticos relacionados à situações-problema vivenciadas pelo aluno.
[Download TCC]