MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WAGNER DOS REIS SILVA

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG

Dissertação

Título
A VISUALIZAÇÃO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM O USO MATERIAIS CONCRETOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS POLIEDROS
Resumo
A Geometria espacial é normalmente ensinada nas escolas de modo tradicional e muitas vezes o único recurso pedagógico disponível é o livro didático e esse requer quealuno conheça um objeto tridimensional no plano bidimensional, gerando assim, diculda- des na aprendizagem. Sendo assim, este trabalho de dissertação versa sobre a metodologia aplicada em sala pelos professores de matemática para ensinar geometria espacial. Nesta pesquisa de mestrado será dada ênfase aos poliedros de Platão, pois através da constru- ção dos mesmos os alunos irão desenvolver habilidades de visualização que contribuirão de maneira signicativa no processo de ensino-aprendizagem da geometria. Esse trabalho en- contra justicativa na insatisfação dos resultados das avaliações externas em matemática. Alguns dos motivos do baixo rendimento nas avaliações externas são a falta de uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática, má formação dos professores e o aban- dono do ensino da geometria, o que torna o ensino da geometria espacial desinteressante e cansativo. Essa pesquisa de mestrado sugere utilizar diversos materiais de baixo custo para a construção dos poliedros de Platão e ensinar suas propriedades relacionando-as com competências e habilidades de visualização e assim, tornar o ensino de matemática mais atrativo e interessante. De fato, desenvolver competências básicas sobre geometria nas escolas públicas é uma tarefa difícil, por isso propõe-se intervenções com materiais manipuláveis que é a construção dos sólidos de Platão que auxiliarão na construção de ou- tros sólidos e sugestões de questões anteriores sobre esse conteúdo que usados de maneira planejada e seguindo as orientações desta proposta irão contribuir de maneira signicativa para o processo de ensino-aprendizagem da geometria espacial. Espera-se que essa pro- posta seja aplicada nas escolas e possibilite ao professor de matemática estratégias para ensinar a geometria.
[Download TCC]