Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WAGNER DOS REIS SILVA
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
A VISUALIZAÇÃO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM O USO MATERIAIS CONCRETOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS POLIEDROS
Resumo
A Geometria espacial é normalmente ensinada nas escolas de modo tradicional
e muitas vezes o único recurso pedagógico disponível é o livro didático e esse requer quealuno conheça um objeto tridimensional no plano bidimensional, gerando assim, diculda-
des na aprendizagem. Sendo assim, este trabalho de dissertação versa sobre a metodologia
aplicada em sala pelos professores de matemática para ensinar geometria espacial. Nesta
pesquisa de mestrado será dada ênfase aos poliedros de Platão, pois através da constru-
ção dos mesmos os alunos irão desenvolver habilidades de visualização que contribuirão de
maneira signicativa no processo de ensino-aprendizagem da geometria. Esse trabalho en-
contra justicativa na insatisfação dos resultados das avaliações externas em matemática.
Alguns dos motivos do baixo rendimento nas avaliações externas são a falta de uso de
materiais manipuláveis nas aulas de matemática, má formação dos professores e o aban-
dono do ensino da geometria, o que torna o ensino da geometria espacial desinteressante
e cansativo. Essa pesquisa de mestrado sugere utilizar diversos materiais de baixo custo
para a construção dos poliedros de Platão e ensinar suas propriedades relacionando-as
com competências e habilidades de visualização e assim, tornar o ensino de matemática
mais atrativo e interessante. De fato, desenvolver competências básicas sobre geometria
nas escolas públicas é uma tarefa difícil, por isso propõe-se intervenções com materiais
manipuláveis que é a construção dos sólidos de Platão que auxiliarão na construção de ou-
tros sólidos e sugestões de questões anteriores sobre esse conteúdo que usados de maneira
planejada e seguindo as orientações desta proposta irão contribuir de maneira signicativa
para o processo de ensino-aprendizagem da geometria espacial. Espera-se que essa pro-
posta seja aplicada nas escolas e possibilite ao professor de matemática estratégias para
ensinar a geometria.
[Download TCC]