Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NELUCIO MARTINS DE OLIVEIRA
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
EXPONENCIAL, MATRIZES: UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Diante de suas diversas atribuições, um desafio atual do professor de Matemática é manter o educando interessado no conteúdo lecionado. Desmistificar a disciplina de matemática é um caminho confiável para
se seguir. Com intuito de auxiliar o professor nessa tarefa árdua que é o ensinar, essa pesquisa abordará a importância do uso adequado das contextualizações tendo como base os tópicos da função exponencial
e matrizes. Apresentando uma contribuição para o ensino aprendizagem das funções exponenciais e matrizes, explorando como ferramenta auxiliar didática as contextualizações encontradas em livros didáticos
de matemática do ensino médio. Afim de favorecer a compreensão dos estudantes na abordagem dos temas, através de resolução problemas em boas contextualizações e enfatizando a relação existente entre
função exponencial e matrizes. Para tal, foram consultadas fontes pertinentes aos questionamentos levantados, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino fundamental e Médio,
as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, o Programa Nacional do Livro Didático e a Proposta Curricular ? Currículo Comum do Estado de Minas Gerais e, ainda, pesquisa através de busca eletrônica que proporcionou a análise de muitos trabalhos publicados que versam sobre o assunto. Após a pesquisa bibliográfica foram analisadas as contextualizações encontradas nos livros didáticos e agrupadas como boas contextualizações e contextualizações adequadas conforme conceitos pré-definidos. Por fim demonstra uma conexão entre a função exponencial e matrizes, conhecida como exponencial de matrizes e uma aplicação.
[Download TCC]