MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CRISTIANO RODRIGUES SILVA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
A interdisciplinaridade como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática, Química e Física na educação básica
Resumo
A Matemática é considerada uma ferramenta indispensável no estudo de vários fenômenos naturais. Com isso, o trabalho interdisciplinar da Matemática possibilita um ensino de forma interativa, visando a construção de novos conhecimentos. O presente trabalho tem como finalidade contribuir na educação Matemática e das ciências envolvidas, retratando a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho consiste em investigar como a interdisciplinaridade pode auxiliar como ferramenta no ensino da Matemática, Física e Química e identificar quais as dificuldades de aprendizagem relacionadas a esse processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se por utilizar a pesquisa qualitativa, pois acredita-se que essa abordagem é essencial para atingir os objetivos propostos. Para a realização do trabalho desenvolveu-se atividades que foram divididas em discussões sobre a temática, aplicação de questionários e entrevistas tendo como público alvo 28 alunos da rede pública de ensino que cursam o 2º do Ensino Médio da escola Osvaldo da Costa e Silva localizada na cidade de Floriano PI. As atividades foram desenvolvidas em 10 encontros, sendo que a primeira atividade em grupo foi realizada com 5 grupos e a segunda atividade em grupo com apenas 4 grupos. Para conduzir o processo teve-se como a base a atividade orientadora de ensino. Os resultados obtidos retratam como as ferramentas matemáticas são indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem de outras disciplinas, bem como as dificuldades que os alunos apresentaram no que se refere a aplicação da Matemática na Física e Química.
[Download TCC]