MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RICARDO DE CASTRO RIBEIRO SANTOS

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE ATUARAM NA OBMEP
Resumo
Certamente um dos grandes desafios dos docentes na atualidade é adequar os conteúdos teóricos de matemática com as tecnologias, em especial, os que tratam de geometria. Nesse sentido, podemos destacar em nossa proposta uma forma de ensino de geometria mediado pelas tecnologias, visando apoiar e complementar as capacidades humanas na construção de associações ou sistemas mais eficientes que podem levar à melhor compreensão de problemas. Esse trabalho originou-se a partir de pesquisas com alunos da educação básica em atividades envolvendo a resolução de problemas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e teve como objetivo analisar impactos na aprendizagem de geometria dos estudantes que utilizaram o software GeoGebra como ferramenta de mediação na resolução de problemas desencadeadores oriundos das provas da Obmep. A metodologia adotada foi um estudo de caso que envolveu alunos do ensino básico e objetivou relacionar conhecimentos matemáticos, tecnologias e didática, assim como também associou a prática da atividade ensino em todo o processo de investigação. Quanto à forma de abordagem dos problemas em nossa investigação, utilizamos a pesquisa qualitativa. Como procedimentos para construção da sequência didática, foi necessário primeiramente selecionar questões de geometria da Obmep. Essas questões selecionadas possibilitaram a construção dinâmica de figuras geométricas pelos participantes da pesquisa, utilizando o software GeoGebra e, a partir daí, iniciamos a estruturação dos encontros formativos. Ao longo da aplicação da sequência didática foram realizadas as coletas de informações para análise. As principais formas de coletas que foram usadas foram: gravação em áudio das discussões entre os participantes, anotações feitas ao longo das interações, arquivos salvos das construções realizadas através de mídias digitais, relatórios dos estudantes e aplicação de questionário. Os registros coletados foram usados para realizar a análise segundo a Teoria da Atividade. O projeto foi desenvolvido no Colégio Técnico de Floriano com a participação de 31 alunos. Ao todo foram realizados 12 encontros. Os resultados mostram que a aplicação do projeto contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento dos participantes quanto à interpretação de questões da Obmep, bem como quanto à utilização de um software Matemático. O estudo terá continuidade no ano de 2018 com a participação de quatro dos 31 alunos que participaram do projeto em 2017.
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