MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MARCUS VINÍCIUS DE OLIVEIRA LIMA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
A ANÁLISE COMBINATÓRIA COM O JOGO DE DOMINÓ: o Lustrado
Resumo
Destaca os aspectos relevantes perceber no jogo de dominó pontas de cinco para elaboração de um modelo didático de ensino como contribuição para aprendizagem do conteúdo de análise combinatória para estudantes do ensino médio. Tem como objetivo investigar os aspectos relevantes no jogo de dominó Lustrado para composição de modelo didático para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Análise Combinatória pelos estudantes do ensino médio. Foi constituída por 36 estudantes do Instituto Federal de Ciência e tecnologia do Estado do Piauí – IFPI – Campus Uruçuí durante o ano letivo de 2018. O levantamento dos dados da pesquisa foi através da intervenção do professor com o uso do jogo de dominó Lustrado, o conteúdo ministrado e pelo questionário impresso. Realiza-se uma contextualização do jogo de dominó Lustrado com a análise combinatória onde se demonstra as combinações evidenciadas pelo jogo por meio de tabelas e se analisa os aspectos relevantes para a composição de um modelo didático de ensino com o dominó. Analisam-se as atividades realizadas com os estudantes na escola, relaciona a estruturas do conhecimento como as limitações e as possibilidades para esse modelo didático para ensinar análise combinatória. Tem como resultado a aceitação do jogo como ferramenta para o entendimento de Análise combinatória, bem como estratégias e um modelo de ensino que pode ser utilizadas para auxiliar esse entendimento. A pesquisa mostra que o jogo influenciou na aprendizagem dos estudantes de forma significativa, foi possível entender as dificuldades dos estudantes na compreensão de significados e das aplicações no cotidiano dos conceitos e ideias analisados.
[Download TCC]