MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JAIRO VOGADO DE FIGUEIREDO

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
O ENSINO DE FRAÇÕES MEDIADO POR JOGOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO
Resumo
Os jogos de aprendizagem podem ser utilizados como uma importante ferramenta no âmbito educacional, pois sua principal fundamentação se justifica em promover a reflexão, gerar perspectivas positivas, desenvolver a inter-relação num dado espaço social e principalmente no aprender a indagar, analisar e comparar opiniões por parte dos educandos. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar o uso dos jogos de aprendizagem como potencializador de aprendizagens sobre frações no ensino de matemática, traz uma proposta de reflexão metodológica para possibilitar apropriação do conhecimento significativo em dinâmica proposta ao ensino. Na estrutura dessa dissertação há um questionário que visa checar aspectos sociais dos educandos no tocante à composição familiar e seus hábitos relativos à aquisição de conhecimento. Para análise comparativa da pesquisa foi realizado um teste diagnóstico entre 2 turmas de 7º ano do Ensino fundamental, relativo a frações, e cujos resultados foram transcritos e comunicados na forma de gráfico e tabelas. Espera se que esse trabalho (dissertação) estabeleça diretrizes aos educadores em buscar, desenvolver e aplicar metodologias dinâmicas no ensino através dos jogos de aprendizagem, pois, em cuja adesão constata-se maior absorção de informações de forma a contemplar a todos os participes, através das interações, gerando maior homogeneidade na busca por resultados satisfatórios ao ensino sem promover o cansaço destes educando em atividade.
[Download TCC]