Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JAIRO VOGADO DE FIGUEIREDO
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
O ENSINO DE FRAÇÕES MEDIADO POR JOGOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO
Resumo
Os jogos de aprendizagem podem ser utilizados como uma importante
ferramenta no âmbito educacional, pois sua principal fundamentação se justifica em
promover a reflexão, gerar perspectivas positivas, desenvolver a inter-relação num
dado espaço social e principalmente no aprender a indagar, analisar e comparar
opiniões por parte dos educandos. O presente trabalho tem como objetivo principal
avaliar o uso dos jogos de aprendizagem como potencializador de aprendizagens
sobre frações no ensino de matemática, traz uma proposta de reflexão metodológica
para possibilitar apropriação do conhecimento significativo em dinâmica proposta ao
ensino. Na estrutura dessa dissertação há um questionário que visa checar aspectos
sociais dos educandos no tocante à composição familiar e seus hábitos relativos à
aquisição de conhecimento. Para análise comparativa da pesquisa foi realizado um
teste diagnóstico entre 2 turmas de 7º ano do Ensino fundamental, relativo a frações,
e cujos resultados foram transcritos e comunicados na forma de gráfico e tabelas.
Espera se que esse trabalho (dissertação) estabeleça diretrizes aos educadores em
buscar, desenvolver e aplicar metodologias dinâmicas no ensino através dos jogos
de aprendizagem, pois, em cuja adesão constata-se maior absorção de informações
de forma a contemplar a todos os participes, através das interações, gerando maior
homogeneidade na busca por resultados satisfatórios ao ensino sem promover o
cansaço destes educando em atividade.
[Download TCC]