MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO RIBEIRO DA SILVA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
As tecnologias digitais como estratégia para o ensino e aprendizagem de matemática na escola Marcelino Machado do município Fortaleza dos Nogueiras/MA
Resumo
Nos dias atuais, com a ampliação do acesso às tecnologias computacionais, torna-se cada vez mais necessário a implantação de técnicas de ensino que utilizem práticas computadorizadas emergentes. No presente trabalho, são elencados os resultados obtidos numa pesquisa realizada em uma escola pública, a escola Marcelino Machado na cidade de Fortaleza dos Nogueiras/MA, cujo objetivo geral foi verificar as contribuições das tecnologias digitais como ferramenta mediadora de ensino e aprendizagem de matemática. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. No estudo específico de aplicação das tecnologias computacionais foram avaliadas as potencialidades de aprendizagem dos conteúdos de geometria plana e geometria analítica com os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Percebe-se que existem pontos positivos e negativos no que se refere ao uso das tecnologias da informação voltadas a atender necessidades dos discentes e dos docentes em suas práticas em sala de aula. Por um lado, os discentes apresentam grande facilidade no manuseio e na utilização de métodos e técnicas computacionais, vendo dessa forma uma preciosa ferramenta de aprendizagem, mas por outro lado, depara-se com docentes que alegam não estar qualificado o suficiente para a utilização e aplicação das novas tecnologias. Além disso, apesar da popularização da internet e do largo uso de computadores, percebe-se que muitas escolas ainda não possuem laboratórios de informática, o que dificulta muito no trabalho docente frente às práticas computacionais emergentes.
[Download TCC]