Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO RIBEIRO DA SILVA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
As tecnologias digitais como estratégia para o ensino e aprendizagem de matemática na escola Marcelino Machado do município Fortaleza dos Nogueiras/MA
Resumo
Nos dias atuais, com a ampliação do acesso às tecnologias computacionais,
torna-se cada vez mais necessário a implantação de técnicas de ensino que
utilizem práticas computadorizadas emergentes. No presente trabalho, são
elencados os resultados obtidos numa pesquisa realizada em uma escola
pública, a escola Marcelino Machado na cidade de Fortaleza dos
Nogueiras/MA, cujo objetivo geral foi verificar as contribuições das tecnologias
digitais como ferramenta mediadora de ensino e aprendizagem de matemática.
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e de natureza aplicada.
No estudo específico de aplicação das tecnologias computacionais foram
avaliadas as potencialidades de aprendizagem dos conteúdos de geometria
plana e geometria analítica com os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
Percebe-se que existem pontos positivos e negativos no que se refere ao uso
das tecnologias da informação voltadas a atender necessidades dos discentes
e dos docentes em suas práticas em sala de aula. Por um lado, os discentes
apresentam grande facilidade no manuseio e na utilização de métodos e
técnicas computacionais, vendo dessa forma uma preciosa ferramenta de
aprendizagem, mas por outro lado, depara-se com docentes que alegam não
estar qualificado o suficiente para a utilização e aplicação das novas
tecnologias. Além disso, apesar da popularização da internet e do largo uso de
computadores, percebe-se que muitas escolas ainda não possuem laboratórios
de informática, o que dificulta muito no trabalho docente frente às práticas
computacionais emergentes.
[Download TCC]