Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VITÓRIA FERNANDA CAMILO DA SILVA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
O processo de desenvolvimento da consciência financeira de estudantes da educação básica: um estudo da aprendizagem mediada pela atividade orientadora de ensino
Resumo
A presente pesquisa foi embasada por uma investigação aplicada com o foco na Matemática Financeira numa escola de educação básica, especificamente numa turma do 2º ano do Ensino Médio, do Centro Estadual de Tempo Integral Rocha Neto na cidade de Oeiras – PI. Nesta investigação, o objetivo principal foi entender como podemos auxiliar os estudantes, a partir do ensino básico a melhorarem a sua compreensão e apropriação de conceitos de matemática financeira permitindo a formação de uma consciência capaz de fomentar uma conscientização financeira para mobilizar a organização de suas finanças pessoais e a intervenção no orçamento da família. Considerou-se que o processo de educação financeira trará uma formação da consciência crítica e cidadã, instigando-os e levando-os ao pensamento reflexivo sobre consumismo, tendo em vista uma forte percepção quanto crise econômica instaurada no Brasil. Buscou-se associar os itens examinados e citados acima com os conteúdos de matemática básica ou da matemática financeira, propriamente dita, comprovada pelos livros e aplicada na nossa realidade diária. O conjunto de procedimentos metodológicos que viabilizou toda estruturação e execução desta pesquisa, que foi traçado a partir dos objetivos, que ajudaram na investigação do problema apresentado. Adotou-se para este estudo a pesquisa qualitativa de caráter exploratório, em que os dados produzidos foram recortados em episódios, os resultados foram analisados segundo os critérios da Teoria da Atividade em Leontiev e Atividade Orientadora de Ensino por Oriosvaldo de Moura. Percebeu-se com os resultados da pesquisa que, de fato, o estudo da matemática financeira trouxe reflexão crítica, cidadã e aprendizagem para os estudantes. Portanto, este estudo constituiu um contributo para o conhecimento da atitude dos estudantes face às circunstâncias que foram inseridos. Dada a importância do tema considera-se que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área sendo, por isso, um campo fértil de trabalho para outros investigadores e com outros desafios a serem percebidos. E mais que isso, que este estudo possa ser aplicado em diversos cenários, oportunizando mais desenvolvimento de mentalidades que revelarão para uma sociedade futura traços de uma boa educação financeira.
[Download TCC]