MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALISON VILARINHO PEREIRA DA COSTA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
ESTUDO DA APLICAÇÃO DO JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O ensino de matemática tradicionalmente se caracterizou como um procedimento mecânico, por repetições e memorizações de fórmulas, muitas vezes sem compreensão por parte dos alunos. Infelizmente, isso ainda acontece, mesmo com as mudanças curriculares que incluem os jogos como ferramenta de motivação e aprendizagem e os recursos disponíveis dentro das escolas, ainda assim muitas aulas continuam monótonas, sem contextualização e interdisciplinaridade entre conteúdos, não oportunizando aos alunos serem um agente ativo e reflexivo na construção do seu próprio conhecimento. Diante dessa realidade, essa pesquisa procura apresentar mecanismos que facilitem aprendizagem de matemática. Um estudo de natureza qualitativa que visa investigar se a utilização do jogo de xadrez como ferramenta complementar no ensino de matemática melhora a aprendizagem e o desempenho dos alunos no ensino fundamental maior da escola municipal José Francisco Dutra na cidade de Floriano-Piauí. O trabalho também procurou mostrar a possibilidade de relacionar alguns conteúdos matemáticos com o jogo de xadrez dentro e fora da sala de aula, assim como ensinar e estimular os professores de matemática dessa escola a serem disseminadores do jogo xadrez para outras turmas e escolas em que os mesmos lecionem. Como procedimento metodológico foram realizadas oficinas de xadrez, e utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observações, questionários e entrevistas. Os dados foram coletados e analisados descritivamente e apontaram nos alunos melhoria no comportamento, atenção, raciocínio lógico e motivação. Nos professores pode-se perceber uma mudança de postura mais ativa, interativa e reflexiva sobre a sua prática em sala de aula. Com base nesses resultados, sugere-se que o jogo de xadrez seja usado e implementado nas escolas como uma ferramenta no ensino-aprendizagem da disciplina de matemática.
[Download TCC]