MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CLAUDIO MARQUES DA SILVA

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
APRENDIZAGEM DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Estudo do nível de compreensão e capacidade de resoluções de problemas
Resumo
O presente trabalho, baseado nos campos conceituais de Gérard Vergnaud, visou identificar o nível de compreensão e de capacidade de resoluções de problemas matemáticos usando a operação da divisão. O trabalho foi desenvolvido na escola municipal Delmira Coelho Machado, no município de Teresina, com alunos ingressos e egressos do 6º ano do ensino fundamental II. Os alunos foram submetidos a um questionário com sete problemas subjetivos de divisão com níveis de dificuldades diferentes. Para identificar o nível de capacidade e de compreensão dos alunos, foram analisados todos os questionários categorizando os diferentes tipos de erros cometidos, como também, os acertos, observando se o aluno sabe aplicar corretamente o algoritmo da divisão com um e dois algarismos no divisor, se sabe operar corretamente com o valor posicional dos algarismos do dividendo. Também foi verificado se o aluno sabe aplicar o algoritmo da divisão em uma situação-problema de quotição ou partição com resto igual a zero, além de ser observado a capacidade de interpretação dos dados inseridos no enunciado pelos alunos. Após a análise, concluiu-se que tanto a turma de 6º ano quanto a de 7º ano tiveram dificuldades nas resoluções dos problemas obtendo baixo nível de capacidade e de compreensão em problemas matemáticos envolvendo a operação de divisão. A pesquisa ainda mostrou que eles tiveram maior dificuldade em duas vertentes: na compreensão do sistema de numeração decimal, principalmente, nas transformações entre valor posicional e na interpretação dos problemas, quando os mesmos não souberam colher os dados corretamente.
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