Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAROLINE KOSLOSKI
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC
Dissertação
Título
FUNÇÃO QUADRÁTICA: uma proposta para o Ensino Médio
Resumo
O conteúdo de funções quadráticas está na grade curricular do nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro do Ensino Médio e geralmente é trabalhado de modo mecânico com apresentação de fórmulas e resultados com poucas justificativas. Buscando uma alternativa a essa apresentação, temos como objetivo desse trabalho propor uma sequência didática que possa ser utilizada no ensino da função quadrática no Ensino Médio e que vise explorar esse conteúdo num contexto histórico, resgatando o método babilônico para determinar as raízes, utilizando a forma canônica para obter raízes e extremos, relacionando o seu gráfico com a cônica parábola, ilustrando e simulando a propriedade refletiva da parábola num contexto de aplicação física, falando da determinação da parábola a partir de três pontos e explorando seus pontos de máximo e mínimo em problemas. Essa sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e pudemos vivenciar uma prática diferente da usual que de modo geral mostrou pontos positivos na receptividade e envolvimento dos alunos.
[Download TCC]