Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS ELIAS NUNES
UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville - SC
Dissertação
Título
ANÁLISE DE UM SIMULADO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM E A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES
Resumo
A aplicação de simulados é uma prática comum quando se deseja avaliar um grupo de estudantes. Porém, para que os resultados apresentados sejam válidos, é necessário que os itens que compõem o simulado sejam capazes de discriminar os participantes que possuem as habilidades que estão sendo medidas dos estudantes que não possuem. Desta forma, o presente trabalho se propôs a analisar a qualidade dos itens de um simulado de Matemática aplicado na rede municipal de educação de Jaraguá do Sul. Esta análise foi feita utilizando e comparando os resultados da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Concluiu-se que a maior parte dos itens necessita de revisão. Os resultados obtidos com as análises da TCT e da TRI foram confrontados, garantindo uma maior fidedignidade nas conclusões sobre os itens. Os resultados das duas teorias apresentaram divergências em relação aos itens com maior poder de discriminação. Por outro lado, o item considerado mais difícil do teste foi o mesmo nas duas teorias. Além disso, foi realizada uma análise pedagógica nos itens considerados deficientes, com o intuito de contribuir com futuros trabalhos similares. Algumas sugestões de alteração no enunciado da questão e das alternativas foram feitas neste trabalho.
[Download TCC]