Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALAN DE SOUZA SAMPAIO
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Quixadá - CE
Dissertação
Título
SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE): DETALHAMENTO DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), tendo a Matriz de Referência como foco principal. Teve como objetivo geral a compreensão do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) como exemplo de avaliação externa bem consolidada. O estudo realizado apresenta a evolução desse sistema por abrangência, série/ano e número de alunos avaliados; seus componentes básicos: Matriz de Referência, Item e Escala de Proficiência. Traz, também, um
detalhamento da Matriz de Referência de Matemática do 3° ano do ensino médio com um exemplo de item (questão) para cada habilidade (descritor) da referida matriz; discussão sobre as estratégias adotadas pelos alunos na resolução dos itens e recomendações/sugestões/métodos de ensino aos professores de Matemática da rede estadual do Ceará para o ensino de tais habilidades. Os autores que embasaram o estudo foram Haydt, Dante, Lima, Luckesi e Perrenoud, além disso, o estudo foi desenvolvido em sua maior parte considerando as contribuições dos Boletins Pedagógicos divulgados anualmente pela Secretária de Educação do Ceará (SEDUC). Ao final do estudo conclui-se, portanto que o SPAECE como sistema de avaliação tem cumprido seu papel na melhoria da educação cearense e que professores de Matemática do ensino médio devem procurar informações (formação) sobre esta avaliação, principalmente a respeito da Matriz de Referência e interpretação da Escala de Proficiência, só assim estarão contribuindo para solucionar as dificuldades dos alunos, que ainda são muitas.
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