Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO LEIRIVANIO DE SOUSA
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Quixadá - CE
Dissertação
Título
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA - CE: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
A História da Matemática é inspiradora e contextualiza todo o conhecimento matemático que temos hoje, por isso ela deve ser usada no ensino dessa disciplina. Nesse trabalho temos como foco o ensino de Geometria mostrando como povos desenvolveram esse conhecimento através dos tempos. O conhecimento geométrico começou de modo empírico o qual solucionava problemas particulares de determinada época, depois se desenvolveu uma geometria mais abstrata em que a argumentação lógica era a base, a partir de determinados censos comuns se geravam
novos conhecimentos que durante muito tempo foi privilegio de poucos, mas as revoluções sociais sempre lutaram para que todos tivessem direito a educação. Os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades na aprendizagem de Matemática e uma deficiência nos conceitos
geométricos. Assim começamos esse trabalho com uma retrospectiva histórica sobre o ensino médio no Brasil, bem como o ensino de Matemática. Para a avaliação sobre esse ensino foram usadas algumas avaliações como PISA, Saeb e SPAECE essas avaliações mostram o perfil dos alunos em Matemática em nível nacional, estadual ou municipal, assim para verificar o nível dos alunos em Geometria de uma determinada escola de Fortaleza-CE a qual sou professor há oito anos, foi realizada uma pesquisa por amostragem com os alunos que se voluntariaram para
mostrar o nível desses com relação aos seus conhecimentos geométricos, assim identificar suas dificuldades e depois procurar soluções para tentar melhorar seu aprendizado.
[Download TCC]