Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO ROBERTO DE SOUSA GOMES
UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI
Dissertação
Título
Livros didáticos e o equilíbrio das Componentes Básicas para o Ensino da Matemática no tópico de Logaritmo
Resumo
Neste trabalho, analisou-se livros didáticos de Matemática do Ensino Médio selecionados
por critérios e parâmetros comuns que permite indicar como "adequado"ou "inadequado"
a abordagem do tópico de logaritmo tendo como base a principal ferramenta
de análise: As Componentes Básicas para o Ensino da Matemática. Primeiramente,
identicou-se o quanto as Componentes Básicas se adequavam no julgamento em considerar
um tópico da matemática como conhecimento escolar pertinente. Compartilhouse
os mesmos parâmetros usados no livro "Exame de Textos"como um direcionador de
sugestões a serem seguidas na análise dos livros didáticos no tópico de logaritmo.
Além disso, independentemente das considerações quanto à adequação dos livros e em
relação ao tópico de logaritmos e reconhecendo o livro como uma ferramenta didática
a mais, foi proposto atividades de complementação naquele tópico classicado como
"necessário de um maior aprofundamento". Para tal, usou-se as Componentes Básicas e
as propostas metodológicas abordadas para este objetivo. Nossas principais referências
foram: [1], [40], [17], [18], [19] e [20].
[Download TCC]