MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MAXIMIANO DE FREITAS SILVA

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
Os Trading Card Games como estratégia pedagógica para a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo os trading card games como estratégia pedagógica no ensino e aprendizagem da Matemática, procurando responder ao problema: como a gamificação, com destaque nos trading card games, enquanto estratégia pedagógica, possibilita a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as possibilidades da gamificação, com destaque nos trading card games, como estratégia pedagógica para a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. E, como objetivos especifícos: apresentar a gamificação em contexto didático-pedagógico de conceitos matemáticos; desenvolver situações-problema mediadas pelos trading card games, com destaque no Magic: The Gathering ; identificar signicados atribuídos pelos alunos, acerca das possibilidades da gamicação como estratégia pedagógica na aprendizagem da Matemática. É uma pesquisa de campo, pois a produção de dados ocorreu diretamente no Instituto Federal do Piauí, Campus Angical, na cidade de Angical-PI. Participaram da pesquisa 21 alunos da turma da 2ª série do ensino médio/integrado ao curso de Administração do IFPI. A abordagem da pesquisa é qualitativa porque não nos prendemos a dados estatísticos, mas, sim aos significados atribuídos pelos alunos, no que tange às possibilidades da gamificação, com destaque nos trading card games, como estratégia pedagógica para a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. Para a produção de dados, empregamos os instrumentos: os questionários semi estruturados inicial e final,a observação participante e o diário de campo do pesquisador, que são anotações, registros das observações e dados produzidos durante o desenvolvimento da pesquisa de campo. Sobre o procedimento para a análise de dados, adotamos a proposta dos blocos temáticos (ou eixos temáticos), a saber: 1) significados inicialmente manifestados pelos alunos acerca dos games e sua relação com os conceitos matemáticos; 2) o movimento de aprendizagem matemática mediado pelos trading card games; 3) significados atribuídos pelos alunos acerca das possibilidades da gamificação como estratégia pedagógica na aprendizagem da Matemática. Enfatizarmos que, com este estudo, foi possível percebermos a importância da intencionalidade do professor ao organizar e desenvolver suas aulas, sejam elas gamificadas ou não, como determinantes para a aprendizagem e desenvolvimento do conhecimento cientifico matemático dos alunos. Deram sustentação a este estudo alguns teóricos como Araújo (2015), Fardo (2013), Garcia (2015), dentre outros.
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