MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE JOCIONE DA SILVA

UESPI - Universidade Estadual do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
Modelagem matemática no ensino médio: Uma estratégia para um aprendizado significativo
Resumo
Neste trabalho, fazemos um breve histórico sobre o uso da modelagem matemática na antiguidade, bem como seus percursores no Brasil; demonstramos as etapas do processo de modelagem matemática utilizando como tema, o serviço de transporte de passageiro não convencional em Teresina "UBER" e alguns modelos: lineares que utilizamos para estimar o comprimento em função do tempo de cultivo de uma espécie de peixe cultivado aqui no Brasil, a "Tilápia do Nilo", o modelo quadrático que utilizamos para estimar o peso em função do tempo de cultivo da "Tilápia do Nilo" e os modelos determinísticos de Malthus e de Verhurst que aplicamos para estimarmos o crescimento da população piauiense e ao compararmos os dois modelos, verificamos que o Modelo de Verhurst se mostrou mais eciente. Com o intuito de diminuir a dicotomia que existe entre o que é ensinado e o que é aprendido pelos alunos, estudamos a possibilidade da utilização da modelagem matemática como estratégia de ensino, fazendo uso dos modelos aplicando-os em situações reais.
[Download TCC]