Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AMAURI SILVA DO NASCIMENTO
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA UTILIZAR O GEOGEBRA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Resumo
Neste trabalho apresentamos como objetivo, Uma Proposta Didática para Utilizar o GeoGebra no Ensino da Disciplina de Geometria Analítica. Fizemos uma pesquisa do tipo qualitativa, baseando-nos em uma análise do Fluxograma do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no documento que apresentava a quantidade de alunos aprovados, reprovados e evadidos na disciplina, na utilização de software educacional, em entrevistas com cinco alunos e na aplicação de um questionário ao professor de Geometria Analítica. Pesquisamos inicialmente sobre trajetória dessa disciplina até o curso superior, sobre a formação do professor, as formas de avaliações, comentamos sobre a importância da utilização do software, vídeo aulas e plataforma moodle para o ensino da referida disciplina. Analisamos as principais dificuldades na aprendizagem dos alunos da (UESC) nessa disciplina e observamos altos índices de reprovação e evasão. Discutimos alguns conceitos, proposições e teoremas de Geometria Analítica, além de aplicar e modelar alguns problemas de forma animada e interativa por meio do GeoGebra . Finalizamos sugerindo nossa proposta didática como uma das formas de intervenção.
[Download TCC]