MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA CAROLINA DA SILVA GONCALVES

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
UTILIZANDO O GEOGEBRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROPRIEDADES DE FUNÇÕES
Resumo
A motivação para este trabalho surgiu de uma reflexão sobre a quantidade de dúvidas que os alunos conservam até durante o início de um curso de graduação que lhes exige um certo conhecimento sobre o tópico de funções. Em geral, os alunos do nono ano do Ensino Fundamental começam a estudar as funções com uma abordagem inicial de teoria dos conjuntos, observando inicialmente diversos tipos de relações e estudando as especificidades de uma relação ser ou não uma função. Estes alunos estudam, no máximo, até as funções afim e quadrática, e, no Ensino Médio, voltam a rever suas propriedades, estudam ainda outras funções e alguns problemas que envolvem funções em sua resolução. Portanto, eles têm contato com este tópico durante aproximadamente quatro anos e não deveriam apresentar dúvidas conceituais básicas ao chegarem na graduação. Já que isto ocorre, pode-se concluir que o processo ensino-aprendizagem do tópico funções não está sendo realizado de forma satisfatória. Com base nisso, o objetivo desta dissertação foi de mostrar que é possível integrar o estudo de funções em sala de aula com atividades utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra em Laboratório de Informática, trabalhando problemas previamente elaborados com itens seguindo uma sequência didática em ordem crescente de dificuldade e, em sua maioria, com respostas objetivas, a fim de facilitar o aprendizado e fixar melhor o conteúdo estudado. Os problemas selecionados foram escolhidos com base numa contextualização adequada para facilitar o processo, para serem interessantes e desafiadores, evitando procedimentos mecânicos com cálculos repetitivos e maçantes. As atividades envolvendo estes problemas foram realizadas com alunos do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal do Rio de Janeiro, fora e também dentro do horário normal das aulas. Os resultados obtidos com estas atividades são apresentados e mostram que os estudantes se sentem mais motivados com esta abordagem pedagógica, compartilham seus erros e acertos com os colegas, tendo a ajuda do professor como um mediador, que os questiona em suas escolhas, instigando-os sempre em seu processo de aprendizagem.
[Download TCC]