Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA CLAUDIA PIAU CANDIDO
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP
Dissertação
Título
Explorando alguns conceitos antigos da Matemática Babilônica e aplicando na Educação escolar contemporânea
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos da Matemática Babilônica,
de forma que seja possível compreender, em parte, como eles pensavam culturalmente
Matemática e como esses conceitos podem ser aplicados no ensino contemporâneo da
Matemática. Para ser possível o entendimento dos materiais a serem analisados o trabalho
se inicia com a proposta de estudo do sistema de numeração sexagesimal e então se
segue para o estudo de alguns conceitos, como algoritmos para fatoração e para o cálculo
de raízes quadradas, e tabletes matemáticos, como YBC 6967, YBC 7289, MS 3874 e
Plimpton 322 (códigos referentes aos documentos). A análise e compreensão destes será
baseada em questões culturais dessa civilização, a partir das análises de algumas referências
bibliográficas que colaboram com a compreensão de alguns algoritmos babilônios, sempre
buscando a possibilidade de aplicação no ensino dos conceitos estudados. Como parte final
do desenvolvimento teórico, será possível compreender a construção do tablete Plimpton
322, que pode ser classificado como um material mais complexo, se comparado aos demais
e será realizada uma comparação baseada na precisão de cálculos trigonométricos do
tablete Plimpton 322 com a tabela de senos de Madhava. Para finalizar este trabalho,
duas atividades didáticas serão apresentadas, uma para o Ensino Fundamental Anos
Finais e outra para o Ensino Médio. A primeira consiste na compreensão de diferentes
bases numéricas, com um foco especial no sistema de numeração sexagesimal e decimal, e
aplicação da mudança de base à situações relacionadas a nossa contagem de tempo. A
segunda consiste na percepção e consideração da precisão dos cálculos realizados pelos
babilônios, através de seus tabletes, aplicados aos conceitos de trigonometria e também
aos erros absoluto e relativo. Este trabalho contribui pelo fato de ser um material em
Português e que traz uma organização sequenciada de conceitos da Matemática Babilônica,
de forma que o leitor encontre informações relevantes em um único documento. Além disso,
muitos outros aspectos abordados no trabalho e não necessariamente nos dois planos de
aula, trazem contribuições e também podem ser aplicados em sala de aula.
[Download TCC]