MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA CLAUDIA PIAU CANDIDO

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP

Dissertação

Título
Explorando alguns conceitos antigos da Matemática Babilônica e aplicando na Educação escolar contemporânea
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos da Matemática Babilônica, de forma que seja possível compreender, em parte, como eles pensavam culturalmente Matemática e como esses conceitos podem ser aplicados no ensino contemporâneo da Matemática. Para ser possível o entendimento dos materiais a serem analisados o trabalho se inicia com a proposta de estudo do sistema de numeração sexagesimal e então se segue para o estudo de alguns conceitos, como algoritmos para fatoração e para o cálculo de raízes quadradas, e tabletes matemáticos, como YBC 6967, YBC 7289, MS 3874 e Plimpton 322 (códigos referentes aos documentos). A análise e compreensão destes será baseada em questões culturais dessa civilização, a partir das análises de algumas referências bibliográficas que colaboram com a compreensão de alguns algoritmos babilônios, sempre buscando a possibilidade de aplicação no ensino dos conceitos estudados. Como parte final do desenvolvimento teórico, será possível compreender a construção do tablete Plimpton 322, que pode ser classificado como um material mais complexo, se comparado aos demais e será realizada uma comparação baseada na precisão de cálculos trigonométricos do tablete Plimpton 322 com a tabela de senos de Madhava. Para finalizar este trabalho, duas atividades didáticas serão apresentadas, uma para o Ensino Fundamental Anos Finais e outra para o Ensino Médio. A primeira consiste na compreensão de diferentes bases numéricas, com um foco especial no sistema de numeração sexagesimal e decimal, e aplicação da mudança de base à situações relacionadas a nossa contagem de tempo. A segunda consiste na percepção e consideração da precisão dos cálculos realizados pelos babilônios, através de seus tabletes, aplicados aos conceitos de trigonometria e também aos erros absoluto e relativo. Este trabalho contribui pelo fato de ser um material em Português e que traz uma organização sequenciada de conceitos da Matemática Babilônica, de forma que o leitor encontre informações relevantes em um único documento. Além disso, muitos outros aspectos abordados no trabalho e não necessariamente nos dois planos de aula, trazem contribuições e também podem ser aplicados em sala de aula.
[Download TCC]