Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GUILHERME NASCIMENTO DA CRUZ
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública
Resumo
Esta dissertação tratou sobre dificuldades na visualização, na interpretação e no
cálculo de resolução de questões envolvendo perímetros e áreas de polígonos, por
alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública
do Município de Piraí, RJ. Esta pesquisa se justifica, uma vez que a Geometria e as
Grandezas e Medidas fazem parte do dia a dia das pessoas, embora existam várias
dificuldades no processo ensino-aprendizagem dessas unidades temáticas. Esse
fato reforça a importância de se investir em alternativas para os alunos visualizarem
e compreenderem melhor objetos geométricos, por exemplo, com o auxílio de
materiais concretos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o
desempenho de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola
pública no estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano
e do papel quadriculado. Os principais referenciais teóricos usados nesta
dissertação foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum
Curricular, além de alguns trabalhos que abordam o uso de materiais concretos ou
manipuláveis no ensino de Geometria e de pesquisas que discutem a Metodologia
de Análise de Erros no Ensino de Matemática e, consequentemente, no estudo de
Geometria. Para a turma pesquisada, foi aplicado, inicialmente, um pré-teste, com
questões sobre o cálculo de áreas e de perímetros de polígonos. Após essa etapa,
várias atividades foram realizadas com o auxílio do geoplano e do papel
quadriculado, onde foram trabalhados alguns conceitos geométricos, como por
exemplo, o significado das unidades de medidas de perímetros e de áreas de figuras
planas, a composição e a decomposição de polígonos. Após a aplicação dessas
atividades, os alunos realizaram um pós-teste, com nível de dificuldade semelhante
ao pré-teste, para que fossem feitas comparações de rendimento e uma análise
reflexiva acerca dos resultados. Para auxiliar na leitura desses resultados, foi usada
a Metodologia de Análise de Erros, com base em Cury, visando verificar as
dificuldades dos alunos em relação às questões por eles resolvidas, tanto no pré-
teste, como no pós-teste. Houve uma predominância de respostas parcialmente
corretas ou incorretas. Dentre as questões parcialmente corretas, houve alguns
erros aritméticos e outros de natureza interpretativa. Já nas questões incorretas, o
erro conceitual foi o que mais ocorreu. Com base na análise de erros utilizada, foi
possível entender a relevância de olhar para os erros cometidos pelos alunos como
uma ferramenta importante e necessária para refletir sobre a prática docente e
oportunizar novas experiências de aprendizagem.
[Download TCC]