MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIO COUTINHO

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Metodologias Ativas para Inovações no Ensino e Aprendizagem de Probabilidade e Estatística na Educação Básica
Resumo
Neste trabalho, motivados por inquietações advindas de mais de 20 anos de experiência docente na Escola de Educação Básica e na percepção de que há um número reduzido de trabalhos sobre a temática de sala de aula invertida dentro do programa de pós-graduação PROFMAT, refletimos e propomos uma abordagem para o ensino de probabilidade, que se insere nesta metodologia ativa de aprendizagem – a sala de aula invertida –, utilizando a plataforma digital DESMOS como recurso pedagógico. Buscamos responder como a metodologia da sala de aula invertida tem potencial de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, em particular, de probabilidade? Para tanto, descrevemos os fundamentos e principais usos da probabilidade, considerando o seu desenvolvimento histórico e inserções curriculares legais, e dissertamos sobre as estreitas relações entre tecnologias digitais e metodologias ativas, particularmente, com a sala de aula invertida. As discussões e a proposta que oferecemos se mostrou potente no aproveitamento do tempo de aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades discentes que não se resumem à matemática per se, mas em questões sociais como a democracia; na compreensão do conceito de probabilidade e refletir sobre as discussões que envolvem o acesso e domínio de tecnologias digitais.
[Download TCC]