Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCIO PETERS
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES
Dissertação
Título
APROPRIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA UM CURRÍCULO ALINHADO ÀS NOVAS TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Resumo
Com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o objetivo deste trabalho é fomentar a robótica educacional e o pensamento computacional no ensino de matemática. Considerando a ausência do tema no Currículo do ES, para fomentar a prática do tema, com base em especialistas, propomos atividades relevantes que vão auxiliar os professores em seu trabalho, dentro e fora de sala de aula. Para este fim, criamos uma série de seis circuitos de aprendizagem compostos por oficinas didáticas. Em sequência, os circuitos foram pensados de tal maneira que abordam que proporciona o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional e da robótica educacional no ensino da matemática com o uso das ferramentas “X Logo”, Code.org, Tinkercad, Arduino, “App Inventor” e atividades de computação desplugadas, para o caso do não acesso a computador ou similares. Isto culminou em uma formação de profissionais da educação em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.
[Download TCC]