MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: HUGO GABRIEL RODRIGUES DE SOUZA

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA

Dissertação

Título
Álgebra Vetorial no Ensino Médio para o Ensino de física
Resumo
O ensino de Física para o ensino médio sempre encontra diversos desafios no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se elencar alguns fatores, desde intrínsecos aos agentes (como a falta de conhecimento nas séries passadas por estudantes e a descontinuada formação docente) a fatores políticos (estrutura física da escola, diferença de currículo). Mas, o próprio caráter dos tópicos de física também contribue como um grande desafio a ser superado nos livros didáticos, quer pela sua apresentação anacrônica dos conceitos, quer pela apresentação compartimentada dos tópicos abordados. As grandezas vetoriais, frequentemente apresentadas no ano inicial mas trabalhadas durante todo o ensino médio, são comumente apresentadas de formas diferentes que acabam por confundir os estudantes quanto a sua real natureza a depender da condução do docente no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, apresentar os conceitos primários da Álgebra Linear no ensino médio pode ser um meio de não somente adicionar novos saberes matemáticos, como também facilitar a compreensão dos tópicos de física pelos estudantes, ainda mantendo outros recursos didáticos. Deste modo, este trabalho se debruça sobre este último ponto apresentado, que se objetiva demonstrar como o ensino de Álgebra linear no ensino médio pode facilitar a condução do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Física. Ainda, busca também apresentar outros recursos didáticos para tal condução, que se sustenta no uso de tecnologias no ensino, na apresentação da calculadora gráfica Geogebra e suas funções para demonstração visual dos conceitos.
[Download TCC]