MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CAROLINA DE OLIVEIRA CARUSO

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Desafios do dia a dia escolar do professor de matemática com alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e uma breve passagem pela pandemia de Covid-19
Resumo
Esta pesquisa objetiva mostrar a dificuldade do professor de matemática no estado do Rio de Janeiro em relação à educação inclusiva durante seu dia a dia em sala de aula e sua formação acadêmica. Como fontes para produção de dados, foi analisada uma pesquisa bibliográfica e esclarecimento de leis sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de duas entrevistas realizadas em dois momentos distintos. Essas entrevistas têm um total de 18 perguntas para analisaro cotidiano escolar e a vivência do professor em sala de aula. A primeira entrevista teve como base o dia a dia em sala de aula, as dificuldades encontradas pelos professores e sua formação acadêmica dentro da educação inclusiva. Essa pesquisa teve uma adesão de 303 professores e continha 12 perguntas objetivas. Porém, em 2020, início do trabalho de pesquisa, deparamo-nos com a pandemia do Covid-19, e, com isso, houve um segundo momento na pesquisa em que passamos por uma breve discussão sobre como se deu o ensino durante esse período e o que está sendo feito para auxiliar as crianças com TDAH a continuarem tendo acesso a uma educação inclusiva. O segundo questionário aplicado, com 6 perguntas, em sua maioria discursivas, foi analisado segundo a teoria de Bardin com o uso do softwareIRAMUTEQ. A partir dessa pesquisa, foi possível perceber que se deve promover uma educação continuada nas universidades e nas escolas visando uma melhor capacitação dos professores. Faz-se necessário refletir que, se nada mudar na formação do professor, não se conseguirá melhorar o ambiente escolar inclusivo e o ensino-aprendizagem de matemática será diretamente afetado.
[Download TCC]