Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIELE VIDAL DE AGUIAR
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Logaritmos: história, teoria e ensino-aprendizagem
Resumo
O presente trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva e bibliográfica, onde
foram analisados livros, artigos, dissertações e documentos, a fim de descrever a
história dos logaritmos, contextualizando sua descoberta e mostrando os logaritmos
da atualidade. Bem como, entender como os logaritmos estiveram presentes na
cultura escolar brasileira, constatar a importância da interdisciplinaridade, da
contextualização, das novas tecnologias e da história no processo de ensino e
aprendizagem da matemática. A fim de saber de fato como estão sendo abordados
os logaritmos em sala de aula, foram analisados cinco livros didáticos, todos
aprovados pela Programa Nacional do Livro e do Material Didáticos (PNLD) e
adotados por escolas do ensino médio no Brasil. Com base nesta análise, seguindo o
mesmo raciocínio encontrado nos livros e como os logaritmos são estudados por
alunos, este trabalho descreve as definições, consequências, propriedades, a função
logarítmica, sua inversa e a relação existente entre elas. A presente pesquisa
apresenta a concepção geométrica dos logaritmos, que embora não abordada em
livros didáticos do ensino médio, é defendida por muitos autores por sua simplicidade
e ligação com conteúdos de nível superior, como o Cálculo Integral. Este trabalho traz
uma proposta de ensino e aprendizagem sobre os logaritmos que poderá ser utilizada
por professores de matemática do ensino médio em suas aulas, a fim de enriquece-
las e dar mais significado a tal estudo. Ele está dividida em cinco atividades, que de
modo dinâmico, serão trabalhados a história, a interdisciplinaridade e
contextualização, as novas tecnologias, utilizando calculadora e computador com
software, e a concepção geométrica dos logaritmos.
[Download TCC]