Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KLEBER GONCALVES DO NASCIMENTO
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
MODELO DE BARRAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo apresentar o Modelo de Barras como proposta para o ensino de Matemática por meio da resolução de problemas. Esta metodologia alcançou sucesso na transição do pensamento aritmético para o algébrico. No trabalho são apresentadas as teorias que fundamentam e norteiam o trabalho dos professores desde o letramento matemático até o final do Ensino Fundamental. São expostos exercícios em grau de dificuldade crescente para que os envolvidos na preparação de atividades de sala de aula conheçam a abordagem pictórica para resolução de problemas com palavras. É exposto a construção do Modelo de Barras com seus aspectos teóricos do currículo de Singapura. Este País introduziu e consolidou a resolução de problemas de palavras por meio do Modelo de Barras. O trabalho é finalizado com uma coletânea de exercícios extraídos e adaptados dos livros de Singapura e outros países para exemplificar a gama de problemas dos diversos assuntos que podem ser explorados com o Modelo de Barras. Em cada conjunto de problemas foram listadas as habilidades presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que o professor desenvolverá nas suas atividades de sala de aula.
[Download TCC]