MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Bragança - PA

Dissertação

Título
VIVÊNCIA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE PARA (RE)PENSAR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resumo
A avaliação escolar tem se tornado um grande desafio no mundo globalizado, pois requer, por parte de todos que integram o processo educacional, um maior conhecimento sobre esse assunto, o que suscita no educador direcionar novas formas de abordar determinado conteúdo matemático. A presente pesquisa objetiva vivenciar o ensino das relações trigonométricas no 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública localizada no município de Primavera-PA, por meio de uma tarefa contextualizada na realidade local, com fins de contribuir para o processo avaliativo das aprendizagens. Tendo como objetivos específicos: identificar, em uma prática de ensino, como os alunos manifestam conhecimentos matemáticos em relação a trigonometria; caracterizar a prática avaliativa em Matemática de um professor do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental pesquisada e verificar como as discussões em grupo favoreceram a aprendizagem. Tal pesquisa nos proporcionou a oportunidade de (re)pensar avaliação da aprendizagem, centrada na Trigonometria Básica no Triângulo retângulo (Seno, cosseno e tangente). Investigação exploratória sustentada no paradigma qualitativo interpretativo, usando como design o estudo de caso, com observação da sala de aula e posterior realização de oficina com medições usando um teodolito caseiro, construído pelos discentes, realizando cálculos ora manuais ora com o auxílio de uma calculadora e uma tabela trigonométrica padrão. Tais atividades podem gerar resultados satisfatórios que contribuem para um aprendizado mais dinâmico, significativo e equitativo. Observou-se que as atividades práticas podem contribuir significativamente para o processo avaliativo; que a participação dos alunos torna-se mais efetiva; que a relação professor x aluno estreita-se permitindo ao docente valorizar o tempo de aprendizagem do aluno; e que a associação do conteúdo com o cotidiano discente facilita a compreensão contribuindo para a aprendizagem da Trigonometria Básica.
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