MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: VICENTE RODRIGUES DO NASCIMENTO NETO

UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA

Dissertação

Título
SOFTWARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: possibilidades de aplicação do Calques 3D como ferramenta didática nos anos finais do Ensino Fundamental
Resumo
Esta pesquisa abordou a temática Softwares no Ensino de Matemática, cujo objetivo geral consistiu em analisar as possibilidades de inserção de tecnologias digitais no ensino de Matemática, sobretudo do Calques 3D como ferramenta didática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada se baseou em uma revisão bibliográfica por meio de livros, documentos jurídicos, periódicos, artigos científicos, teses, dissertações e revistas científicas. As bases de dados utilizadas foram: bases de dados da Literatura LatinoAmericana e do Caribe (LILACS) e Biblioteca Científica Eletrônica Online (Scielo). A revisão bibliográfica serviu de base e subsídio teórico para uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. Na análise adotou-se o materialismo histórico-dialético de Marx como abordagem teórica e metodológica como linha de interpretação das realidades da temática discutida. Os principais autores utilizados no levantamento bibliográfico foram: Takahashi (2000), Oliveira (2001), Borba e Penteado (2003), Jucá (2006), Nono e Mizikami (2006), Marinho e Lobato (2008), Gatti e Barreto (2010), Tajra (2012), Sá e Endlish (2014), Cunha e Bizelli (2015, 2016), Galindo e Inforsato (2016), Machado (2016), Diniz (2017), Prioste e Raiça (2017), Manfredi (2017), Medeiros (2017), Kensky (2018), Valente (2018) e Cazeloto (2019). Consultaram-se ainda documentos jurídicos, a saber: Decretos nº 19.890/31 e nº 8.752/2016; Lei nº 14.180/2021; Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Base Nacional Comum Curricular (2017); Plano Nacional de Educação (2022); Resolução CNE nº 2/2019, dentre outros aportes que trazem deliberações acerca da aplicação de tecnologias no processo ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. Aplicou-se um questionário na modalidade virtual a partir da plataforma Google forms, junto a vinte e oito professores de Matemática. Constatou-se que o Calques 3D é uma ferramenta pedagógica que apresenta diversas vantagens no estudo da Geometria Plana e Espacial, por ser uma interface dinâmica que motiva a participação e autonomia do aluno quanto à manipulação e movimentação de figuras geométricas, favorecendo a sua capacidade de visualização e percepção das propriedades das figuras geométricas que estão sendo estudadas. Conclui-se que a frequência de uso de tecnologias digitais pelos professores de Matemática é razoável, mas poderia ser melhor, se as escolas promovessem uma infraestrutura adequada e disponibilizasse uma quantidade suficiente de recursos computacionais para auxiliar a prática docente.
[Download TCC]