MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KALLINE STEFANI DIAS DE OLIVEIRA BRITO

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
O uso do Kahoot como ferramenta para avaliação do ensino aprendizagem de matemática
Resumo
Refletindo sobre o protagonismo dos nossos alunos e, fazendo o uso das metodologias ativas, das TIC’s (Tecnologia da informação e comunicação) e da gamificação, pensou-se na utilização de uma ferramenta para ser usada como avaliação, tanto diagnóstica, como formativa, em turmas do Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio. Faz-se necessário pensar sobre os modelos avaliativos, visto que a história mostra que muitas vezes a avaliação é vista pelo aluno como algo punitivo e não deve ser assim. A presente pesquisa tem uma abordagem quantiqualitativa, pois visa-se o complemento das informações tanto quanto pela coleta de dados sólidos, em termos numéricos, quanto à eficácia da aplicação de um jogo para uma avaliação. Os resultados mostram que a ferramenta de gamificação, Kahoot, alcançou os objetivos esperados no que diz respeito ao modelo diagnóstico, aquele em que o professor quer saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de determinado objeto de conhecimento, e como avaliação formativa. Estamos em uma época em que os alunos são nativos digitais, ou seja, crescem com a disponibilidade de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores – a Web. Nossas aulas precisam ser atrativas e dinâmicas para que haja um maior interesse por parte desse nosso público-alvo.
[Download TCC]