Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KALLINE STEFANI DIAS DE OLIVEIRA BRITO
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
O uso do Kahoot como ferramenta para avaliação do ensino aprendizagem de matemática
Resumo
Refletindo sobre o protagonismo dos nossos alunos e, fazendo o uso das
metodologias ativas, das TIC’s (Tecnologia da informação e comunicação) e da
gamificação, pensou-se na utilização de uma ferramenta para ser usada como
avaliação, tanto diagnóstica, como formativa, em turmas do Ensino Fundamental –
Séries Finais e Ensino Médio. Faz-se necessário pensar sobre os modelos avaliativos,
visto que a história mostra que muitas vezes a avaliação é vista pelo aluno como algo
punitivo e não deve ser assim. A presente pesquisa tem uma abordagem quantiqualitativa, pois visa-se o complemento das informações tanto quanto pela coleta de dados sólidos, em termos numéricos, quanto à eficácia da aplicação de um jogo para
uma avaliação. Os resultados mostram que a ferramenta de gamificação, Kahoot,
alcançou os objetivos esperados no que diz respeito ao modelo diagnóstico, aquele
em que o professor quer saber os conhecimentos prévios dos alunos acerca de
determinado objeto de conhecimento, e como avaliação formativa. Estamos em uma
época em que os alunos são nativos digitais, ou seja, crescem com a disponibilidade
de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores – a Web.
Nossas aulas precisam ser atrativas e dinâmicas para que haja um maior interesse
por parte desse nosso público-alvo.
[Download TCC]