Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS VIEIRA BRITO
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
A LÓGICA MATEMÁTICA E O JOGO DE XADREZ APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender como a utilização do jogo de xadrez pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da lógica Matemática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, por meio da aplicação pedagógica deste. Para tanto, perspectivava-se realizar a intervenção em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II (Escola Estadual Ana Faria – Pedra Azul/Minas Gerais). Assim, realizamos a elaboração de uma intervenção, que se construiu com a proposta de seis encontros, com duração de uma hora-aula cada encontro, os quais serão aplicados concomitantemente a ambas as turmas separadamente; todavia, a aplicação da intervenção foi impossibilitada em decorrência da Pandemia do Covid-19. Em vista disso, amparamo-nos na realização de um levantamento bibliográfico, que nos auxiliou na produção da proposta de intervenção, como também possibilitou compreender as competências a serem desenvolvidas por meio da utilização do jogo de xadrez em sala de aula. Deste modo, a pesquisa possibilitou destacarmos o jogo de xadrez enquanto metodologia alternativa para avançarmos nas dificuldades enfrentadas pelos alunos para a compreensão de conteúdos matemáticos, de modo que o processo de ensino-aprendizagem pode ocorrer a partir de uma perspectiva dinâmica, interativa e inovadora.
[Download TCC]