MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SEBASTIAO DA SILVA LIMA JUNIOR

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
Um estudo sobre a função exponencial: propostas de atividades lúdicas
Resumo
No dia a dia, a sociedade está submetida a diversas situações em que a matemática se faz presente, como no recebimento de um troco no supermercado, na realização de uma transação bancária, no uso de aplicativos de celular, entre outros. Sendo um dos tópicos da matemática, a função exponencial está presente em situações como o cálculo do montante no regime de juros compostos, meia vida de uma substância e taxa de crescimento de doenças contagiosas. O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo da função exponencial, propondo aos professores atividades lúdicas, a partir da utilização de jogos e histórias em quadrinhos, para serem aplicadas em sala de aula, como uma maneira estratégica para complementar e facilitar o entendimento desse conteúdo aos alunos do Ensino Médio. A importância desse estudo se dá pela busca da compreensão sobre as possíveis contribuições que o diálogo entre teoria e prática podem proporcionar à experiência pedagógica do professor de Matemática. Como estratégia metodológica para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente, foi realizada uma busca pelas origens do conceito de função exponencial, e depois apresentadas, a partir de alguns teoremas e demonstrações, definição, características e algumas aplicações em situações cotidianas. Para enriquecer as discussões, foram destacados aspectos sobre o ensino da função exponencial, segundo alguns documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de apresentadas algumas pesquisas desenvolvidas sobre o tema e submetidas ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Após essas reflexões, foi enfatizada a importância do uso de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, sobretudo utilizando jogos e HQs, através da proposta de quatro sequências didáticas sobre função exponencial: Quebra-cabeça Exponencial, Cruza fácil Exponencial, Caça Exponencial e HQ Exponencial. Com a realização do trabalho, pode-se perceber que o processo de ensino aprendizagem é composto por sucessos e insucessos, mas a metodologia e os recursos adotados dizem muito acerca da construção do conhecimento, e faz com que a sala de aula se torne um espaço múltiplo e plural, despertando professores e alunos para as potencialidades dos saberes.
[Download TCC]