MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GISMENYA MARIA MARTINS SOUZA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
Geometria Espacial nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de uma Revisão Sistemática
Resumo
A Geometria Espacial é conhecida como a área da Matemática que estuda as figuras geométricas no espaço tridimensional. É apresentada no currículo escolar do aluno do Ensino Básico brasileiro desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, com estudo justificado pela sua significativa importância na construção de relações para a compreensão de aspectos espaciais do mundo físico e na vida em sociedade. Embora os documentos regulatórios vigentes da educação básica no Brasil destaquem a importância da aquisição de habilidades da geometria espacial pelos alunos no Ensino Fundamental, a literatura descreve um cenário com dificuldades de aprendizagem significativas neste nível de ensino. Essas dificuldades têm sido estudadas e novas metodologias vêm sendo propostas frente ao ensino tradicional, com foco na minimização desses problemas. Nesse contexto, esse trabalho de pesquisa apresenta uma revisão sistemática da literatura com meta-síntese com o objetivo de reconhecer o panorama do ensino da geometria espacial no Ensino Fundamental e com as especificidades em reconhecer a importância do tema para a formação do aluno nesse nível escolar; analisar as principais dificuldades de aprendizagem em Geometria Espacial e conhecer as principais metodologias alternativas de ensino da geometria espacial no Ensino Fundamental. Os diversos estudos retornados na busca de dados no Google Acadêmico foram selecionados de acordo com a aderência à proposta e sintetizados a fim de reunir e organizar informações relevantes e atuais sobre subtemas, conceitos, documentos regulatórios, práticas e/ou teorias-chave relativas ao objetivo proposto. A pesquisa levou em consideração os trabalhos publicados sobre o tema na última década (2011-2021), a qual retornou oitenta e oito (88) trabalhos acadêmicos no idioma português. A maior parte dos documentos (71 trabalhos) datou dos últimos seis anos (2015-2021), indicando a atualidade e importância do tema no cenário educacional brasileiro. Os resultados destacaram a importância da inserção do tema neste nível de ensino, as principais dificuldades de aprendizagem e as alternativas didáticas de ensino que vêm sendo relacionadas no período.
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