MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOAO JAMESON LOPES CORDEIRO

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
RÉGUAS DE CÁLCULO E SEU POTENCIAL PARA O ENSINO DAS PROPRIEDADES LOGARÍTMICAS
Resumo
A régua de cálculo criada no século XVII tornou-se peça de museu após o advento das modernas calculadoras portáteis. Seu uso proporcionou grandes avanços à época. Construída basicamente de escalas logarítmicas facilitava a realização de cálculos de forma prática, rápida e precisa. O presente trabalho tem como objetivo restaurar o conhecimento acerca deste dispositivo trazendo para professores e alunos material didático que possa auxiliar o ensino-aprendizagem, proporcionando reflexões sobre o uso de objetos e materiais manipuláveis na transmissão/aquisição de conhecimento matemático, mostrar como surgiram conceitos que originaram os logaritmos e como desencadearam a construção da régua de cálculo. Para o alcance de tais objetivos, investigou-se mediante pesquisa bibliográfica a história de John Napier e de William Oughtred, o desenvolvimento prático das réguas e como ocorre seu manuseio para facilitação de cálculos. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo, em duas turmas do terceiro ano do ensino médio, numa escola na cidade de Cabrobó – PE. Numa das turmas aplicou-se uma sequência didática diferenciada baseada no uso das Réguas de Cálculo enquanto na outra o ensino ocorreu na forma tradicional. A pesquisa tem abordagem qualitativa baseada em observações, análise de resultados e questionários. Os resultados mostram melhor desempenho na turma em que foram utilizadas as réguas. O planejamento e aplicação da sequência didática favoreceram a compreensão do conteúdo abordado nos levando a concluir que este recurso didático possui potencial para o ensino das propriedades logarítmicas.
[Download TCC]