Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIS GUSTAVO MARQUES SOARES
USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
Resumo
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a
necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências
educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a
autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes
considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração,
aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido,
traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socioeducacionais brasileiras,
além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas
na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto
transdisciplinar “Custo de Vida”, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como
intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma
pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores
impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que
a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto
podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos
[Download TCC]