MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUIS GUSTAVO MARQUES SOARES

USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP

Dissertação

Título
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora: Relatos de Experiências do Ensino de Matemática por meio de Metodologias Ativas
Resumo
Reflexões e Práticas para uma Educação Transformadora, aderindo ao longo debate acadêmico sobre a necessidade de uma mudança na educação, vem para questionar, levantar, refletir e relatar experiências educacionais, especialmente no ensino de Matemática na educação básica. Tendo como objetivo desenvolver a autonomia para uma aprendizagem matemática personalizada e proporcionar uma visão crítica dos estudantes considerando a inter-relação entre a escola e a sociedade, o presente trabalho relata o processo de elaboração, aplicação e análise de atividades com o uso de metodologias ativas em diferentes modelos de ensino. Nesse sentido, traz uma análise teórico-crítica sobre a aplicação dessas metodologias, considerando as diferenças socioeducacionais brasileiras, além de disponibilizar planejamentos de aulas e projetos envolvendo metodologias ativas na aprendizagem matemática que podem ser adaptados para condições diversas. Destaca-se o projeto transdisciplinar “Custo de Vida”, selecionado como principal corpus de análise desta dissertação, o qual tem como intuito a partir de algumas variáveis produzir um planejamento mensal familiar. Por meio da análise de uma pesquisa qualitativa e de conteúdo foi possível notar o quanto o trabalho colaborativo e a mediação dos professores impactam no desenvolvimento da proposta, da autonomia e da aprendizagem dos alunos. Por fim, constata-se que a aprendizagem com projetos integrados favorece uma ressignificação do que está sendo trabalhado e proposto podendo proporcionar uma prática transformada nos educandos
[Download TCC]