Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: VINICIUS BARBOSA CALIXTO
USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
Uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geometria baseada na questão da abstração de Platão
Resumo
Este trabalho propõe uma intervenção pedagógica que consiste em uma sequência didática cujo
objetivo principal é fomentar o desenvolvimento do raciocínio abstrato em aulas de geometria,
percorrendo os seis níveis de abstração estabelecidos por Carson e Rowlands, em um currículo
de ensino de matemática especificamente projetado para tal fim. O modelo construído por
esses autores alicerça-se no papel fulcral desempenhado pela abstração matemática no processo
ascético da alma concebido por Platão. Em tal processo, o filósofo apresenta uma estrutura
hierárquica em termos epistemológicos e ontológicos, segundo a qual estabelecem-se diferentes
graus de pensamento e distintos objetos sobre os quais a mente humana se debruça. Dentre estes,
encontra-se o pensamento matemático. Assim, para compreender no que consistem a abstração e
o lugar de destaque ocupado pela matemática na teoria platônica, faz-se uma discussão sobre
a natureza tanto dos entes matemáticos quanto dos objetos dos quais o matemático se utiliza
em seus raciocínios. Para tanto, apresentam-se, também, as características essenciais da cultura
grega, em particular suas concepções de educação (paideía), a partir das quais Platão constrói
sua argumentação a respeito da matemática, em seus diálogos (em especial, em A República)
[Download TCC]