MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDERSON ANTONIO DA SILVA

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
TABUANDO: DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXÍLIO NO APRENDIZADO DE ARITMÉTICA BÁSICA
Resumo
Após observações em sala de aula, mais especificamente nas aplicações de expressões matemática em turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental, foi possível perceber que uma das dificuldades no aprendizado da matemática se dá pela não absorção dos conhecimentos básicos, como, por exemplo, as operações fundamentais da aritmética, as quais são ensinadas, principalmente, através do método da repetição, com o auxílio da tabuada. Porém, no mundo digital no qual vivemos, a metodologia tradicional de ensino chega a ser pouco atrativa aos alunos, o que pode atrapalhar o desenvolvimento da educação. Assim, uma forma de abordar o ensino através da repetição, é implementar a ludicidade no processo de ensino. Uma das formas de ludicidade que é bem recebida por grande parte dos alunos, é a estratégia de gamificação, contida em jogos de uma maneira geral. Neste trabalho apresentamos um jogo digital, desenvolvido pelo autor, capaz de auxiliar no processo de aprendizagem da aritmética básica, o qual aborda a metodologia de aprendizagem por repetição e memorização, de forma lúdica, a fim de fixar conhecimentos básicos para o desenvolvimento da aprendizagem em matemática. Sugerimos ainda uma estratégia de uso do aplicativo a fim de nortear o professor na utilização.
[Download TCC]