Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDSON HENRIQUE DA SILVA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este trabalho visa apresentar um estudo de caso qualitativo cujo objetivo é estudar
o impacto da metodologia de Gamificação nas aulas de matemática do Ensino Mé-
dio, tendo em vista a crescente desmotivação dos alunos acentuada pela adesão ao
ensino remoto no período de isolamento social devido a pandemia do Coronavírus.
Acreditando que a Gamificação, metodologia ativa que utiliza elementos presentes
em jogos, é capaz de gerar motivação e engajamento, apresentamos uma proposta
utilizando a estratégia em um ambiente virtual de aprendizagem para as aulas dos
alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio
(EEFM) Dona Clotilde Saraiva Coelho da rede pública estadual de ensino do Ceará.
Com o objetivo de identificar os efeitos da Gamificação os dados foram coletados
com base nas observações anotadas durante a fase exploratória da pesquisa e res-
postas fornecidas através de um questionário fechado e entrevista semiestruturada,
sendo posteriormente analisados de acordo com os critérios: Motivação, Missões,
Aprendizagem e Participação e Engajamento.
[Download TCC]