MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EDSON HENRIQUE DA SILVA

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este trabalho visa apresentar um estudo de caso qualitativo cujo objetivo é estudar o impacto da metodologia de Gamificação nas aulas de matemática do Ensino Mé- dio, tendo em vista a crescente desmotivação dos alunos acentuada pela adesão ao ensino remoto no período de isolamento social devido a pandemia do Coronavírus. Acreditando que a Gamificação, metodologia ativa que utiliza elementos presentes em jogos, é capaz de gerar motivação e engajamento, apresentamos uma proposta utilizando a estratégia em um ambiente virtual de aprendizagem para as aulas dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dona Clotilde Saraiva Coelho da rede pública estadual de ensino do Ceará. Com o objetivo de identificar os efeitos da Gamificação os dados foram coletados com base nas observações anotadas durante a fase exploratória da pesquisa e res- postas fornecidas através de um questionário fechado e entrevista semiestruturada, sendo posteriormente analisados de acordo com os critérios: Motivação, Missões, Aprendizagem e Participação e Engajamento.
[Download TCC]