MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: HELDER CRUZ FERNANDES

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
A GAMIFICAÇÃO ALIADA À TECNOLOGIA NO ENSINO BRASILEIRO DE MATEMÁTICA
Resumo
O contínuo avanço da sociedade impõe à todos os seus setores constantes mudanças, exigindo a todo momento que as formas de trabalho acompanhem este progresso. No campo educacional isso é ainda mais evidente, uma vez que o contato com novas gerações de estudantes acontece de forma praticamente instantânea. Diante deste fato, faz-se necessário a busca de novas metodologias de ensino, que se adequem a este novo perfil e ofereçam suporte ao bom desenvolvimento da educação, bem como tecnologias que possam auxiliar na aplicação dessas metodologias. Este trabalho tem como objetivo avaliar a abrangência da metodologia Gamificação no ensino de matemática no Brasil e identificar quais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas para a aplicação dessa metodologia. O encaminhamento metodológico utilizado foi o da Revisão Sistemática de Literatura, tendo como intervalo de busca os anos de 2016 a 2021. Os resultados obtidos apontam que o uso da Gamificação como estratégia de ensino foi bastante satisfatório quando se deseja melhorar o engajamento dos alunos na realização das tarefas propostas. Além disso, foi possível observar que atualmente há poucos trabalhos na área voltados para os alunos do Ensino Médio, o que motivou a criação de uma proposta de atividade gamificada voltada para esse público.
[Download TCC]