Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSE ALVES FRANCISCO
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
ENSINO DE MATEMÁTICA E DOMINÓ: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO
Resumo
A pesquisa objetiva explorar o Jogo de Dominó como recurso didático para o aprendizado de
Probabilidade e Estatística à nível da Matemática do Ensino Médio. Para tanto, realizamos
uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos e didáticos que envolveram conceitos de
Probabilidade e o Jogo de Dominó. A principal contribuição desta pesquisa é fornecer um
produto didático que proporcione ao professor de Matemática do Ensino Médio refletir e inovar
sua prática docente em sala de aula, nos conceitos de Probabilidade. O produto didático proposto
consiste em explorar o Jogo de Dominó para auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos,
propostos nesta pesquisa, por meio de situações problemas que utilizem as pedras do Dominó
e de análise das partidas entre dois jogadores. Espera-se que este trabalho desenvolva um
diálogo na comunidade acadêmica e escolar, sobre a importância de repensar práticas de ensino
envolvente, dinâmica, cativante e interativa, desmistificando o olhar da Matemática como uma
disciplina de difícil compreensão e desconectada de outras áreas do conhecimento e da vida.
[Download TCC]