MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE ALVES FRANCISCO

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
ENSINO DE MATEMÁTICA E DOMINÓ: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO
Resumo
A pesquisa objetiva explorar o Jogo de Dominó como recurso didático para o aprendizado de Probabilidade e Estatística à nível da Matemática do Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos e didáticos que envolveram conceitos de Probabilidade e o Jogo de Dominó. A principal contribuição desta pesquisa é fornecer um produto didático que proporcione ao professor de Matemática do Ensino Médio refletir e inovar sua prática docente em sala de aula, nos conceitos de Probabilidade. O produto didático proposto consiste em explorar o Jogo de Dominó para auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos, propostos nesta pesquisa, por meio de situações problemas que utilizem as pedras do Dominó e de análise das partidas entre dois jogadores. Espera-se que este trabalho desenvolva um diálogo na comunidade acadêmica e escolar, sobre a importância de repensar práticas de ensino envolvente, dinâmica, cativante e interativa, desmistificando o olhar da Matemática como uma disciplina de difícil compreensão e desconectada de outras áreas do conhecimento e da vida.
[Download TCC]