Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WILSON LINO DE OLIVEIRA SANTOS
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem da matemática é algo complexo e desafiador para alunos e professores da educação básica, principalmente quando envolve estudantes surdos e cegos. Destaca-se que o Ministério da Educação registra hoje 10,7 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva e 6,5 milhões que apresentam alguma deficiência visual. Desse total os que estão matriculados em escolas contam 76.470 cegos, surdocegos ou com baixa visão e 54.436 surdos, com deficiência auditiva e com surdocegueira. A escola como um lugar inclusivo necessita acolher esses alunos e fazer com que todos possam ter bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem, em especial no ensino da matemática. Este trabalho tem como objetivo geral analisar, através de uma revisão sistemática, as metodologias e intervenções mais utilizadas como estratégias para uma educação inclusiva, no processo de ensino e aprendizagem da matemática para alunos surdos e cegos. Trata-se, portanto, de uma revisão sistemática descritiva da literatura contida em artigos, teses e dissertações. Para tanto, foram utilizadas duas bases de dados: o Portal Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD), aplicando os seguintes descritores: ensino, aprendizagem, matemática, surdos e cegos, no período de 2018 até 2021. Daí foram selecionados 9 trabalhos relacionados ao ensino e aprendizagem de alunos surdos e para alunos cegos foram escolhidos 12. Ao final da revisão foram examinados 21 trabalhos que traziam abordagem, metodologias, turmas e conteúdos diversos, possibilitando o professor de matemática adaptar cada um deles a sua realidade. A partir da análise se observou que ainda há muitas dificuldades para desenvolver uma aprendizagem matemática com práticas eficazes para o cego e o surdo, pois os professores encontram certa relutância em mediar o conhecimento a partir de intervenções inclusivas. Isso engloba uma variação grande de reflexões, tendo em vista que não parte somente dos professores a possibilidade de pensar e aplicar métodos de ensino nesse sentido. Conclui-se, portanto, que essa pesquisa se faz necessária a medida que indica expressões facilitadoras no ensino de matemática para o público alvo do estudo.
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