Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIMARA SIQUEIRA
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Ponta Grossa - PR
Dissertação
Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM A INCORPORAÇÃO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS
Resumo
Este trabalho, em seu conteúdo, sugere o uso da tecnologia como ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem da matemática, de modo particular, no ensino da estatística. A Estatística, dentro da disciplina de Matemática, está presente em todas as séries da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nele, apresentam-se os conteúdos estatísticos abordados em cada ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio e, especialmente, aquele coberto no 8° ano do Ensino Fundamental e faz-se um breve relato sobre o Coronavírus: tipos, origem, primeiros casos confirmados no Brasil e no mundo, medidas de prevenção e conceito de média móvel. Por fim, traz uma proposta de sequência didática composta por oito aulas, visando auxiliar o professor do Ensino Básico a trabalhar conteúdos estatísticos programáticos previstos na Base Nacional Curricular Comum para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Nesta proposta sugere-se a incorporação de recursos tecnológicos (computadores e planilhas eletrônicas) para ensinar os conteúdos de Estatística de forma dinâmica e contextualizada a partir dos dados do Covid-19 na cidade de Carambeí, Paraná.
[Download TCC]