MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: BRUNA CELENE MARQUES DORNELLES

UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS

Dissertação

Título
CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE DOURADOS-MS
Resumo
Com base nos desempenhos dos alunos da rede municipal de ensino da cidade de Dourados nas avaliações externas nacionais, surgiu o interesse de pesquisar sobre as concepções dos professores, para que posteriormente seja possível verificar se essas concepções influenciam de alguma maneira o desempenho desses alunos. O objetivo principal deste trabalho foi identificar as concepções sobre a Natureza da Matemática, o Ensino e a Aprendizagem de um grupo de professores do ensino fundamental I e II que lecionam a disciplina de Matemática na cidade de Dourados-MS. Para o levantamento de dados foi utilizado um questionário Likert, onde as questões foram retiradas de Martins (2012) e a metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa na perspectiva descritiva para a análise dos dados. Como referencial teórico foi utilizado os trabalhos de Ponte (1992), Guimarães (2010), Cunha (2000), entre outros. A partir dos resultados encontrados através deste estudo, verificou-se que as respostas dos professores na maioria dos temas estabelecidos foram adeptas às concepções estáticas com relação a Natureza da Matemática e inovadoras com relação ao Ensino e Aprendizagem.
[Download TCC]