MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE GERALDO DOS SANTOS BARBOSA

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Ouro Branco - MG

Dissertação

Título
UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR UTILIZANDO AS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS: MODALIDADE ONLINE
Resumo
No ano de 2020, o mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19 e com o distanciamento social, o ensino presencial foi afetado. Nesse contexto, diversas portarias estaduais e federais foram publicadas, permitindo o desenvolvimento das aulas em modelos distintos do presencial. Assim, professores e alunos tiveram que se adaptar a diferentes modelos de ensino: online, remoto, EAD e Híbrido. Embora tenhamos várias metodologias enriquecedoras para o processo de aprendizagem tendo o professor como mediador, nos deparamos com uma situação: Como ensinar matemática remotamente? Diante disso, o propósito do presente estudo é apresentar o modelo de ensino Aprender por Ensinar, de forma a tornar o ensino mais atrativo e dinâmico com vistas ao melhor e mais efetivo aprendizado. Para isso, foram utilizados os recursos das coreografias didáticas, proporcionando ao professor, diversas ferramentas tecnológicas, para que estas sejam inseridas em suas universidades, dentro das possibilidades de implementação. Após uma vasta revisão de literatura sobre as metodologias ativas, foi criado um cenário como sala de aula virtual e convidados dois alunos monitores da disciplina Estatística dos cursos de Engenharia, para participarem do estudo. Uma atividade sobre estatística foi postada na plataforma Classroom e os alunos deveriam solucionar a tarefa, explicando a resolução, para em seguida, realizarem a divulgação para os pares em forma de podcast, vídeos, banner e outras, tendo liberdade de escolha do modelo de apresentação. Os alunos enviaram uma prévia do material para o professor e após o feedback deste, postaram um vídeo no YouTube e um link foi disponibilizado no site do professor, para que os colegas de classe tivessem acesso ao material produzido. Acreditamos ser um método efetivo de ensino-aprendizagem, principalmente considerado o feedback dos alunos/monitores, que relataram o quanto ficaram motivados com a prática e da efetividade desta para a assimilação do conteúdo. Assim, atingimos o nosso principal objetivo, sendo que o método proposto conferiu autonomia aos alunos, sendo esses os protagonistas dentro do contexto educacional.
[Download TCC]