Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADILTON ALVES TEIXEIRA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Afinal, qual a relação entre o concreto e o abstrato no processo de construção do conhecimento matemático?
Resumo
Este trabalho analisa como o concreto e o abstrato são concebidos nas práticas de ensino de Matemática e as implicações da relação desses termos no processo de ensino e aprendizagem. O cerne da reflexão está embasado na relação entre o abstrato e o concreto no processo de compreensão dos objetos matemáticos. Para tanto, são considerados elementos da Filosofia da Matemática, da História da Matemática e da Epistemologia, com o propósito de compreender como se relacionam as concepções de concreto e de abstrato e as práticas docentes. A pesquisa foi desenvolvida tomando como base alguns estudos teóricos existentes sobre esse tema e mediante a aplicação de um questionário semiaberto a professores de Matemática. A maneira como o senso comum pedagógico concebe os termos “concreto” e “abstrato” no ensino da Matemática baseia-se numa compreensão superficial desses termos que não leva em consideração a dinamicidade e a complexidade do processo de elaboração do conhecimento matemático. Os objetos matemáticos são abstratos por natureza, isto é, são objetos que não possuem existência física e, por este motivo, não são acessíveis de imediato aos sentidos. Assim, ao tratar um objeto matemático é necessário fazer uso de representações semióticas. O caráter abstrato da Matemática levou muitos professores advogarem seu ensino de modo mais contextualizado, mais próximo ao cotidiano do estudante. Os documentos oficiais também reforçam a necessidade de um ensino mais contextualizado, tanto que a Constituição Federal de 1988 deu um impulso significativo nessa direção. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as diretrizes do Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular também apontam para uma educação mais factível à realidade do aluno, enfatizando a interdisciplinaridade. Porém, as abstrações que o indivíduo realiza são imprescindíveis no processo de construção do conhecimento, seja ele qual for. As abstrações situam no interior do processo e, portanto, não constituem ponto de partida e nem ponto de chegada. A concretude de um objeto matemático não depende de sua acessibilidade por meio dos sentidos ou de sua materialidade, ela depende sobretudo de uma mediação entre o concreto e o abstrato. Estudar Matemática é um trabalho cansativo, seu aprendizado requer esforço e dedicação, assim como qualquer outra disciplina do currículo escolar.
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