Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEX LACERDA LEITE
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Equações abordadas no ensino médio: alguns aspectos históricos e métodos algébricos, geométricos e computacionais de resolução
Resumo
O presente trabalho mostra, através do estudo histórico das equações feito por meio de pesquisa bibliográfica, a contribuição dos egípcios, babilônios, gregos, hindus, árabes, chineses e europeus e como foram se consolidando os vários métodos para se resolver equações. Esse aspecto histórico das equações é importante no sentido em que permite uma aprendizagem significativa dos alunos e aumenta a amplitude de seu conhecimento ao ter contato com as várias técnicas de resolução. Ao longo do tempo os matemáticos foram desenvolvendo soluções para equações cada vez mais complexas. Uma das grandes contribuições foi dada pelo matemático francês Galois, que concentrou seus estudos nas relações entre as soluções de equações polinomiais. Outro aspecto
desse trabalho é analisar o impacto das tecnologias, cada vez mais avançadas, nas metodologias de ensino de matemática atuais. Também propõe que estudo de equações de 3º e 4º graus, mesmo não estando entre os conteúdos a serem aplicados, podem ter um papel motivador para os alunos do Ensino Médio ao utilizar técnicas aprendidas no Ensino Médio e técnicas de dedução e investigação matemática. Combinar diferentes métodos é uma alternativa para estimular a aprendizagem matemática de equações no Ensino Médio, pois, enquanto os métodos algébricos desenvolvem um pensamento mais abstrato, analítico e simbólico, os métodos geométricos expandem as habilidades de interpretação espacial e reconhecimento de padrões e relações espaciais.
[Download TCC]