Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA LOURDES MORENO RODRIGUES SILVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
A criptografía como estimulo à aprendizagem matemática
Resumo
A criptografia esta presente no nosso cotidiano e constitui ferramenta essencial para conferir
segurança e confidencialidade na transmissão e depósito de informações, tendo como base
saberes e procedimentos matemáticos. Dessa forma, é um tema que pode contextualizar o
processo de ensino e aprendizagem, despertando no estudante o interesse para compreender
os conhecimentos matemáticos relacionados com cada método de criptografia abordado.
Assim, esse trabalho teve por objetivo: analisar o potencial da criptografia para estimular a
aprendizagem do conceito de função nos estudantes dos 9º anos A e B do Colégio Municipal
X. Para isso, foram delineados objetivos específicos que orientaram: a apresentação do
contexto histórico da criptografia, a análise de pesquisas sobre o tema, o estudo de
conceitos matemáticos necessários para compreensão da cifra de César e do sistema RSA,
a elaboração e realização de uma intervenção para trabalhar criptografia e função. A
pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou como metodologia de ensino a Sala de Aula
Invertida, que somada aos recursos digitais selecionados, contribuíram para uma avaliação
positiva das atividades realizadas. A intervenção foi feita de forma remota, em virtude da
pandemia da COVID-19, sendo organizada por meio de cinco planos de aula, estruturados
conforme a metodologia adotada, com atividades diversificadas que foram disponibilizadas
através do Classroom, grupos de Whatsapp e Google Meet, ferramenta utilizada para
realização dos encontros síncronos. Os dados necessários a pesquisa foram coletados por
meio de questionários e da observação e análise das atividades realizadas pelos discentes.
Os resultados mostraram a participação ativa e um bom desempenho dos estudantes nas
tarefas solicitadas, afirmando o potencial da criptografia para estimular a aprendizagem
do conceito de função.
[Download TCC]