MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA LOURDES MORENO RODRIGUES SILVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
A criptografía como estimulo à aprendizagem matemática
Resumo
A criptografia esta presente no nosso cotidiano e constitui ferramenta essencial para conferir segurança e confidencialidade na transmissão e depósito de informações, tendo como base saberes e procedimentos matemáticos. Dessa forma, é um tema que pode contextualizar o processo de ensino e aprendizagem, despertando no estudante o interesse para compreender os conhecimentos matemáticos relacionados com cada método de criptografia abordado. Assim, esse trabalho teve por objetivo: analisar o potencial da criptografia para estimular a aprendizagem do conceito de função nos estudantes dos 9º anos A e B do Colégio Municipal X. Para isso, foram delineados objetivos específicos que orientaram: a apresentação do contexto histórico da criptografia, a análise de pesquisas sobre o tema, o estudo de conceitos matemáticos necessários para compreensão da cifra de César e do sistema RSA, a elaboração e realização de uma intervenção para trabalhar criptografia e função. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou como metodologia de ensino a Sala de Aula Invertida, que somada aos recursos digitais selecionados, contribuíram para uma avaliação positiva das atividades realizadas. A intervenção foi feita de forma remota, em virtude da pandemia da COVID-19, sendo organizada por meio de cinco planos de aula, estruturados conforme a metodologia adotada, com atividades diversificadas que foram disponibilizadas através do Classroom, grupos de Whatsapp e Google Meet, ferramenta utilizada para realização dos encontros síncronos. Os dados necessários a pesquisa foram coletados por meio de questionários e da observação e análise das atividades realizadas pelos discentes. Os resultados mostraram a participação ativa e um bom desempenho dos estudantes nas tarefas solicitadas, afirmando o potencial da criptografia para estimular a aprendizagem do conceito de função.
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