Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CASSISLANE MARIA RIBEIRO SILVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA PARA ELETIVA DE EXATAS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial da modelagem matemática
como estratégia de ensino, suas contribuições no processo de ensino aprendizagem,
aplicada no estudo da geometria em uma turma do 2º ano do ensino médio. Inicia-se
o trabalho descrevendo sobre o ensino e a aprendizagem matemática, mostrando as
mudanças que se chega com a disciplina para a implementação do novo ensino
médio, que traz a necessidade de criar experiências de aprendizagem para os
itinerários formativos. Observa-se que, os impactos na reformulação do Ensino Médio
e a estruturação dos currículos com referência na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) de 2018 são esforços para atender, entre outras coisas, à conexão do ensino
com a realidade dos estudantes, mais, especificamente, à Modelagem Matemática
aplicada na geometria plana e espacial: área, perímetro e volume, como uma proposta
alternativa para essa aprendizagem, já que a modelagem confronta o aluno com
situações motivadoras, pois são reais, focadas no desenvolvimento da autonomia e
do senso crítico, aprimorando habilidades e competências. O presente trabalho
apresenta as atividades desenvolvidas dentro de um projeto interdisciplinar, suas
análises e resultados desenvolvidos por alunos e professores de uma escola do
ensino médio da rede pública estadual do município de Cordeiros –BA, em que se
pode observar, com satisfação, os resultados no trabalho com modelagem, uma vez
que esta possibilita maior retenção da atenção do aluno.
[Download TCC]