MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CASSISLANE MARIA RIBEIRO SILVA

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA PARA ELETIVA DE EXATAS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial da modelagem matemática como estratégia de ensino, suas contribuições no processo de ensino aprendizagem, aplicada no estudo da geometria em uma turma do 2º ano do ensino médio. Inicia-se o trabalho descrevendo sobre o ensino e a aprendizagem matemática, mostrando as mudanças que se chega com a disciplina para a implementação do novo ensino médio, que traz a necessidade de criar experiências de aprendizagem para os itinerários formativos. Observa-se que, os impactos na reformulação do Ensino Médio e a estruturação dos currículos com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 são esforços para atender, entre outras coisas, à conexão do ensino com a realidade dos estudantes, mais, especificamente, à Modelagem Matemática aplicada na geometria plana e espacial: área, perímetro e volume, como uma proposta alternativa para essa aprendizagem, já que a modelagem confronta o aluno com situações motivadoras, pois são reais, focadas no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, aprimorando habilidades e competências. O presente trabalho apresenta as atividades desenvolvidas dentro de um projeto interdisciplinar, suas análises e resultados desenvolvidos por alunos e professores de uma escola do ensino médio da rede pública estadual do município de Cordeiros –BA, em que se pode observar, com satisfação, os resultados no trabalho com modelagem, uma vez que esta possibilita maior retenção da atenção do aluno.
[Download TCC]