MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RODRIGO RIBEIRO DOS SANTOS

UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA

Dissertação

Título
Uma proposta para introdução da lógica fuzzy no ensino médio
Resumo
A Matemática clássica tem como seu principal pilar a lógica clássica, e assim trata problemas envolvendo imprecisão ou subjetividade com modelos baseados em dois valores, verdadeiro ou falso. Baseada em um lógica de infinitos valores que generaliza a lógica clássica, a Matemática Fuzzy se apresenta como um modelo mais eficiente para tratar casos onde imprecisão ou subjetividade aparecem em problemas propostos. O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a Matemática Fuzzy em um contexto voltado para o ensino de Matemática na educação básica. Para isso, é apresentado uma introdução à Teoria Fuzzy, que dá a base necessária para a discussão e resolução das aplicações propostas nesse trabalho. Com o intuito de trabalhar lógica fuzzy com os alunos, é proposto atividades que discutem, por exemplo, quando chamar uma via de rua ou avenida? Como determinar matematicamente se uma janela está um pouco aberta ou um pouco fechada? E apresentado também o problema “Como escolher um bom jogador ́ de basquete?”, que permite mostrar a lógica fuzzy como ferramenta para a tomada de decisões. Ainda é proposto um problema sobre matemática intervalar que traz a reflexão sobre como pensar matematicamente as operações aritméticas com valores incertos. Por fim, realizou-se uma prática em sala, apresentando o tema aos educandos. A aplicação de um questionário sobre assuntos incertos, como o que seria um jogador de altura baixa, média, alta e muita alta, possibilitou perceber como os alunos resolvem problemas de aspectos subjetivos.
[Download TCC]